Subscribe to My Feed




Tell a Friend




  • Polls

    How Is My Site? / ¿Cómo es mi sitio web?

    View Results

    Loading ... Loading ...
  • Recent Comments:

  • « | Home | »

    BNDES cria linha de apoio para catadores de materiais recicláveis

    By Keith R | November 21, 2006

    Topics: Environmental Protection, Waste & Recycling | 1 Comment »

          
    1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
    Loading...


    Synopsis in English: Brazil’s National Economic and Social Development Bank (BNDES) is offering a new financing line intended to help cooperatives of catadores (wastepickers) conduct urban recycling operations. The BNDES line will assist the cooperatives, generally composed of the very poor that live off of the recyclables they collect, sort and sell, to invest in machinery, equipment, training and facilities (including for things like showers, kitchens, dressing rooms and meeting rooms). It is estimated that Brazil has as many as a million catadores.

    Desde o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social:

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou nova linha de financiamento a projetos na área social. Trata-se do apoio a cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com recursos não-reembolsáveis, provenientes do Fundo Social. A linha foi lançada nesta quarta-feira, dia 25, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto.

    Criado a partir de proposta conjunta dos Ministérios do Trabalho e Emprego, das Cidades e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a nova linha vai financiar investimento em infra-estrutura física, aquisição de equipamentos, assistência técnica e capacitação dos cooperados em todo o país.

    O apoio do BNDES às cooperativas de catadores se insere no âmbito do Programa de Resíduos Sólidos do Programa Plurianual (PPA) do governo federal, tornando os catadores alvo da política pública do Estado brasileiro.

    A nova linha do BNDES poderá financiar os seguintes itens:

    Numa primeira etapa do programa, os projetos de financiamento a cooperativas de catadores de materiais recicláveis poderão ser encaminhados para análise do BNDES até 20 de dezembro de 2006. Não há limite orçamentário definido para a nova linha.

    A linha de financiamento do BNDES foi elaborada com base em estudo do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), coordenado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia e pela OAF – Pangea. Esse estudo relaciona as cooperativas e associações de catadores de acordo com seu nível de desenvolvimento e propõe módulos básicos de investimentos para cada tipo de entidade, visando à geração de novos postos de trabalho e aumento de eficiência.

    Criado em 2001, o MNCR é uma organização que busca a emancipação social e econômica dos catadores no Brasil, mediante ações diretas junto aos catadores e elaboração de políticas públicas em parceira com governos, iniciativa privada e a sociedade civil.

    O objetivo do apoio do BNDES a projetos de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com recursos do Fundo Social, é contribuir com as políticas públicas de desenvolvimento regional e social e com as ações do governo federal destinadas à população de baixa renda. Com isso, o Banco estimula a geração de trabalho e renda para grande número de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza no país, e produz impactos positivos no meio ambiente, particularmente nas grandes cidades.

    O estudo do MNCR destaca a necessidade prioritária de investimentos em construção civil para as instalações físicas das cooperativas e em aquisição de equipamentos. Estes têm forte influência sobre a produção física e monetária e sobre o faturamento bruto das cooperativas em quaisquer níveis de eficiência.

    As estatísticas são desencontradas no que se refere ao contingente total de catadores no Brasil. Os números variam de 300 mil a um milhão de pessoas. O MNCR, isoladamente, tem cadastrados 35 mil catadores, reunidos em 330 grupos de cooperativas.

    Os catadores coletam e comercializam diferentes materiais recicláveis (papel, papelão, lata de alumínio, ferro, cobre, plásticos, PET. Esta diversidade de produto possibilita pulverização do risco e, conseqüentemente, estabilidade da renda do catador.

    Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

    One Response to “BNDES cria linha de apoio para catadores de materiais recicláveis”

    1. antonio carlos boro Says:

      boa tarde somos de uma cooperativa devidamente costituida e estamos com serias dificuldades financeiras hoje contamos com mais de vinte e cinco pessoas dependentes da cooperativa e temos varios projetos para colocarmos em andamentos e precisando de uma modernização em nossa estrutura e infelizmente nosso poder publico nada faz em prol de nossas necessidades e infelizmente não temos acesso a linhas de credito e gostaria de receber mais informações a respeito da linha de credito aguardo uma resposta o mais breve possivel desde já agradeço

    Leave a Reply