Subscribe to My Feed




Tell a Friend




  • Polls

    How Is My Site? / ¿Cómo es mi sitio web?

    View Results

    Loading ... Loading ...
  • Recent Comments:

  • « | Home | »

    Motorola Launches Cell Phone Take-Back Program in Latin America

    By Keith R | July 28, 2007

    Topics: Corporate Social Responsibility, Electronic/Electrical Equipment, Environmental Protection, Waste & Recycling | 1 Comment »

          
    1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
    Loading...


    Synopsis in English: Motorola has announced that it is extending its take-back program to Latin America. Under the program, all Authorized Motorola Service locations in each country will have bins in which cell phones, two-way radios and accessories (chargers, wires, earphones) and batteries. Motorola began taking back cell phone batteries in Brazil 1999, and to date has collected and sent to France for recycling more than 170 metric tons of end-of-life batteries collected in Brazil. [Collected batteries are stored at Motorola’s industrial campus in Jaguariúna, São Paulo, until there are enough to fill a shipping container for export to France.]

    The expanded take-back program will be formally launched in the first half of August in São Paulo state, and by the end of the month will be functional throughout Brazil. [No mention of how quickly the program will be extended to the rest of Latin America and the Caribbean (LAC), so I am contacting Motorola to see if they can provide me with that information.] Each item collected will be analyzed and classified, with certain substances — such as gold, copper, bronze and iron — destined to be recycled or reused.

    Desde Motorola Brasil:

    Motorola Implementa o Programa Ambiental ECOMOTO na América Latina

    Iniciativa mundial para promover a preservação do meio ambiente, que começou com a coleta e a reciclagem de baterias, é ampliada para acessórios e aparelhos fora de uso

    O programa ECOMOTO, uma das ações ecológicas adotadas pela Motorola, Motorola Inc., mundialmente, já começou a ser implementado na América Latina, reafirmando o compromisso da empresa com a segurança da comunidade e com a proteção do meio ambiente.

    Por meio desta iniciativa, os usuários poderão depositar nas urnas, localizadas nos Serviço Autorizado Motorola (SAMs) em cada país, seus aparelhos celulares, rádios bidirecionais, acessórios (carregadores, fios e fones de ouvido, entre outros) e baterias, cuja vida útil já tenha terminado. O objetivo do projeto é contribuir para o cuidado com o meio ambiente, minimizando o impacto ambiental que a eliminação inapropriada destes produtos pode ocasionar.

    Após serem coletados, os resíduos são analisados e classificados, e algumas substâncias, como o cobre, o ouro, o bronze e o ferro, são recicladas ou reutilizadas. Desta maneira, é possível reduzir não apenas o esgotamento dos recursos naturais, mas também o impacto ambiental deste tipo de componente, sem afetar as atuais e as futuras gerações.

    A Motorola é a pioneira em desenvolver, mundialmente e por sua própria iniciativa, um programa ambiental para conscientizar os usuários e o setor industrial sobre o perigo de descartar resíduos de celulares de maneira inapropriada. A empresa desenvolve seus produtos cumprindo estritamente os regulamentos e os padrões vigentes, a fim de proteger a saúde dos habitantes do planeta e o meio ambiente. Aparelhos elétricos e eletrônicos contêm substâncias que, se não forem manipuladas ou descartadas de forma correta, podem ocasionar um impacto negativo ao meio ambiente.

    No Brasil, o primeiro projeto começou em 1999, quando a Motorola iniciou o programa de reciclagem de baterias, atendendo às recomendações da ISO 14001. Com a ação, a empresa coleta as baterias depositadas nos SAMs e as embala uma a uma, para evitar danos nos contatos, armazenando-as no Campus Industrial e Tecnológico da Motorola em Jaguariúna, conforme orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os produtos permanecem no local até que seja atingido um volume suficiente para completar um container, que é enviado para empresa especializada na reciclagem de baterias. Até hoje, a Motorola já enviou para a França mais de 170 toneladas de baterias, que foram submetidas ao processo de reciclagem.

    Segundo Luiz Ceolato, gerente de meio ambiente da Motorola, “temos o compromisso de desenvolver aparelhos e equipamentos ambientalmente corretos, que preservem a biodiversidade e os ecossistemas naturais e supram as necessidades da geração presente, sem afetar as habilidades das gerações futuras. Seguindo esta estratégia, a empresa, desenvolve produtos isentos de materiais tóxicos e que sejam recicláveis, e agora estamos lançando um abrangente programa de coleta e destino ambientalmente correto para nossos produtos”.

    No Brasil, as urnas para o programa ECOMOTO estarão disponíveis na primeira quinzena de agosto no Estado de São Paulo, e até o final de agosto o projeto estará em funcionamento em todo o País.

    Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

    One Response to “Motorola Launches Cell Phone Take-Back Program in Latin America”

    1. Muito Nerd! Says:

      […] for the environment. Even so, despite the cell phone recycling programs launched in Brazil by Vivo, Motorola, Claro and Nokia, only 2% of Brazilians actually recycle their […]

    Leave a Reply