Subscribe to My Feed




Tell a Friend




  • Polls

    How Is My Site? / ¿Cómo es mi sitio web?

    View Results

    Loading ... Loading ...
  • Recent Comments:

  • « | Home | »

    Toward a Brazilian Certification Program for Biofuel

    By Keith R | August 15, 2007

    Topics: Biofuels, Economics & the Environment, Energy & the Environment, Environmental Protection | No Comments »

          
    1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
    Loading...


    Synopsis in English: At the end of July Brazil’s national certification authority, the National Institute of Meteorology, Standardization and Industrial Quality (INMETRO) held a consultation at their office in Rio de Janeiro on its plan to launch a Brazilian Biofuel Certification Program. The program primarily aims at helping Brazilian biofuel exports (particularly, but not exclusively, ethanol) by providing official certification — voluntary but internationally recognized — of both product quality aspects — energy content, degree of purity, etc. — as well as environmental and social aspects.

    The panel discussed how INMETRO plans to elaborate the normative content of the certification program, what specific aspects certification should cover, and how the program would operate. [More on this program and its implications as details solidify.]

    _____________________________________

    Desde o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO):

    Programa Brasileiro de Certificação em Biocombustíveis

    Cerca de 200 pessoas, entre elas lideranças do setor público e privado, representantes de instituições de pesquisa e universidades, participaram o I Painel Inmetro sobre Biocombustíveis – Programa Brasileiro de Certificação em Biocombustíveis: A Perspectiva do Sistema Produtivo, no dia 23 de julho, no auditório do Centro Operacional do Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro. O assessor-chefe da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Ivan Ramalho; e o presidente do Inmetro, João Jornada, participaram da abertura do evento.

    Na programação do Painel foram apresentadas questões relevantes para a elaboração do Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade de biocombustíveis, que será desenvolvido pelo Inmetro, com a participação de órgãos do governo, entidades de P&D, produtores e exportadores de biocombustíveis, especialmente de etanol. Esse programa visa, principalmente, apoiar as exportações brasileiras de biocombustíveis, através de um processo de certificação, voluntário e internacionalmente reconhecido, que demonstre os aspectos da qualidade intrínsecos ao produto, como conteúdo energético e impurezas, além dos aspectos de sustentabilidade ambiental e social ligados à sua produção.

    Marco Aurélio Garcia ressaltou os aspectos políticos para a implantação efetiva dos biocombustíveis e a importância para a economia brasileira. Entre eles, o aquecimento global, a demanda mundial por energias limpas, e disse que o etanol somente se tornará commodity quando houver oferta garantida.

    Em sua palestra, o presidente Jornada apresentou o Inmetro a estruturação do programa brasileiro de certificação de biocombustíveis, que terá a realização de painéis para a definição do conteúdo normativo e elaboração do RAC, deve ser constituído um conselho nessa área, e o principal motivo da certificação é evitar barreiras técnicas. Ele acredita que os biocombustíveis terão um impacto positivo no país.

    O painel foi dividido em três módulos. No primeiro, A Visão da área de biocombustíveis por da indústria, com palestras do presidente do Conselho Estratégico do Arranjo Produtivo do Álcool da Região de Piracicaba, Luciano Santos Tavares de Almeida; e do presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar, Marcos Jank.

    O segundo, visão por parte de produtores e traders, com apresentações do analista de Comércio e Suprimentos da Petrobras, Paulo de Tarso Costa; do assessor da Presidência do BNDES, Carlos Gastaldoni; da consultora de meio ambiente da Unica, Laura Tetti; do diretor de Projetos do Instituto Ekos, Délcio Rodrigues; e do secretário-executivo da International Ethanol Trade Association – IETHA.

    Participaram do terceiro e último módulo, a visão da área de biocombustíveis sob os aspectos técnicos, comerciais e de certificação, o presidente da Associação Brasileirade Normas Técnicas, Pedro Buzzato; a diretora da SGS do Brasil Ltda., Rosemary Vianna; o coordenador de assuntos institucionais e internacionais da Unicamp, Luiz Augusto Cortez; e o consultor da Copersucar e da Única, José Felix Silva Jr.

    Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

    Subscribe to My Comments Feed

    Leave a Reply