« IFC Supports Chile’s First Project-financed Wind Farm / IFC Apoya el Primer Parque Eólico Financiado en Chile | Home | São Paulo Rejoins the National Consumer Information System »
HP Opens First Printer Cartridge Recycling Facility in Latin America
By Keith R | February 9, 2009
Topics: Corporate Social Responsibility, Electronic/Electrical Equipment, Waste & Recycling | No Comments »
HP has just raised the stakes in producer responsibility for printer cartridge manufacturers operating in Latin America and the Caribbean (LAC). HP and Lexmark already were ahead of other manufacturers in offering cartridge recovery programs in the region. HP has now gone one step further — it just opened Latin America’s first printer recycling center in Sorocaba, a city in the interior of São Paulo state.
The center has the capacity to receive 1.2 million cartridges per year and process them to return to its chain of production as primary material for new cartridges and parts for new printers. HP expects to recycle as much as 30,000 cartridges in its first month of operation.
The center recycles HP’s own-brand cartridges collected through the Planet Partners program. [Temas Observation: It is unclear whether this recycling center will only handle Brazilian cartridge returns, or whether it might also become the destination for used cartridges from the rest of South America as well.] Consumers with five empty cartridges can contact HP through e-mail to arrange free pick-up.
The center will include an Environmental Innovation Lab, whose job it will be to research ways to recycle materials and supplies into production inputs. HP has a history of such efforts. Its Brazilian subsidiary, for example, has replaced the expanded polystyrene (EPS) molded packaging inserts used to cushion new printers when shipped with inserts made from a composite made from coconut and sugarcane fibers and pulp made from recycling the test sheets HP uses to test newly manufactured printers.
_____________________
Desde HP Brasil:
HP inaugura no Brasil primeiro centro de reciclagem de cartuchos da América Latina
- Produtos da marca serão processados, transformados em resina e retornarão à cadeia produtiva em novos produtos HP
A HP Brasil anuncia o início das operações de seu primeiro centro de reciclagem de cartuchos do Brasil e da América Latina, localizado em Sorocaba, no interior de São Paulo. O centro tem capacidade para receber 1,2 milhão de cartuchos por ano e processar os produtos que voltarão à cadeia produtiva como matéria-prima para novos cartuchos e peças de impressoras novas.
A previsão da empresa é reciclar no primeiro mês cerca de 30 mil unidades, vindas principalmente de seu programa Planet Partners, de coleta de cartuchos e toners para a reciclagem junto a clientes corporativos. “A HP não só investe em tecnologias inovadoras para garantir produtos, serviços e soluções de qualidade, segurança e alta tecnologia, como também está totalmente comprometida com o meio ambiente e em manter operações sustentáveis”, afirma Mário Anseloni, presidente da HP Brasil.
“O Centro de Reciclagem de Cartuchos faz parte do Programa Integrado de Sustentabilidade da HP Brasil que, por meio de investimentos em pesquisas e capacitação, consolida o elo sustentável de nossa cadeia produtiva” afirma Kami Saidi, diretor de Operações da HP para o Mercosul e diretor do Comitê de Sustentabilidade Ambiental da HP Brasil. ”Os processos de desenvolvimento de nossos produtos e insumos de impressão já são desenhados para possibilitar a adequada reciclagem e o retorno da matéria-prima à linha de nossa própria produção. O conjunto destas iniciativas capacita a HP a oferecer produtos sustentáveis com segurança e qualidade.”
A iniciativa de abrigar o Centro de Reciclagem de Cartuchos no Brasil vai ao encontro da adequação logística de sua manufatura de impressoras localizada no país associada ao histórico de ações ambientais. Em 2006, a HP Brasil criou um modelo inédito de calço de polpa, composto por papéis em testes de impressão da companhia utilizado nas embalagens de impressoras fabricadas no Brasil (saiba mais abaixo).
Em sua segunda fase, o Centro de Reciclagem de Cartuchos contará com o Environmental Innovation Lab, que desenvolverá pesquisas e análises de suprimentos utilizados na fabricação dos produtos. O principal objetivo do laboratório é desenvolver processos de reintegração dos materiais utilizando o conceito end-to-end, em que seus produtos e suprimentos , quando obsoletos, são tratados pelos programas de reciclagem da companhia e retornam à cadeia produtiva.
A HP oferece um serviço gratuito de coleta para cartuchos e toners genuínos da marca. A empresa atende solicitações de, no mínimo, cinco peças e os interessados podem solicitar a coleta pelo e-mail Forma de contato.
Qualidade e segurança para usuários
É possível reciclar 100% do corpo do cartucho de tintas. Por meio do programa batizado de Planet Partners, as unidades recolhidas passarão por um processo multifásico de reciclagem. O material reciclado em pequenas partículas será enviado para uma empresa homologada e parceira da HP com a tecnologia necessária para transformar o material em resina, junto com fibra de vidro e material de garrafas Pet. A resina, por sua vez, será injetada na produção de novos cartuchos e partes de impressoras.
No Brasil, estudos recentes já permitem a fabricação de impressoras com material reciclado. As partes e peças foram desenvolvidas pela equipe de Engenharia de Pesquisa & Desenvolvimento da HP Brasil, que fez testes e as adaptou para que tivessem as mesmas características e propriedades de material virgem.
“Ao reciclar seus cartuchos, a HP economiza energia, mantém o plástico longe dos aterros sanitários e evita a reinserção de produtos que não contenham a garantia da qualidade, segurança, eficiência e conformidade de normas ambientais encontradas em seus suprimentos de impressão originais”, explica Fernando Lewis, vice-presidente do Grupo de Imagem e Impressão da HP Brasil.
Calço de polpa
No modelo desenvolvido pela subsidiária brasileira da HP, o tradicional calço de proteção das embalagens de impressoras era feito de isopor e foi substituído por um composto de polpa, fibra de côco e cana-de-açúcar. Neste processo, a empresa reaproveita os papéis utilizados nos testes de impressoras em sua fábrica no país.
Desde 2006, a reciclagem desses papéis já resultou em mais de 4,5 milhões de calços, que substituíram o isopor nas embalagens de impressoras HP produzidas no Brasil. Só em 2008, cerca de 7,5 toneladas de papel foram transformados na produção de calços.
A meta de redução no consumo de papel nos escritórios da HP em 1%, potencializada também pela impressão nos dois lados da mesma folha a partir de 2007, e a utilização do papel reciclado em todos os seus escritórios traduzem o engajamento da empresa no uso consciente de insumos da natureza pelos seus funcionários.
Tags: Brasil, Brazil, cana-de-açúcar, cartuchos, coconut fiber, coir, e-lixo, embalagem, environment, EPS, expanded polystyrene, fibra de coco, HP, impressoras, isopor, lixo tecnologico, meio ambiente, packaging, Planet Partners, printer cartridges, printers, RAEE, reciclagem, recycling, residuos, São Paulo, Sorocaba, sugarcane, toners, waste, WEEE
