Subscribe to My Feed




Tell a Friend




  • Polls

    How Is My Site? / ¿Cómo es mi sitio web?

    View Results

    Loading ... Loading ...
  • Recent Comments:

  • « | Home | »

    Brasil estimula melhor aproveitamento do lixo em aterros sanitários

    By Keith R | December 27, 2006

    Topics: Climate Change, Energy & the Environment, Environmental Protection, Waste & Recycling | No Comments »

          
    1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
    Loading...


    Synopsis in English: The Environment and Cities Ministries have jointly set up a system to help Brazil’s 30 most populous cities develop projects involving their waste disposal systems that can qualify for “clean development mechanism” (CDM) status under the Kyoto Protocol. Most involve capture and use of biogas. Technical studies will be funded using a donation from the Japanese Government, while economic viability evaluations will be undertaken with help from the World Bank.

    Desde o Ministério do Meio Ambiente (MMA):

    O Ministério do Meio Ambiente e o Ministério das Cidades firmaram parceria para viabilizar o Projeto Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) aplicado a resíduos sólidos urbanos, que pretende estimular o melhor aproveitamento do lixo produzido pelos 30 municípios brasileiros mais populosos. Portaria interministerial assinada pela ministra Marina Silva e pelo ministro Márcio Fortes, nesta quarta-feira (20), formaliza a criação de comitês que vão implementar e acompanhar o projeto.

    Estudos financiados com recursos de doação do governo japonês e apoiados pelo Banco Mundial vão analisar a viabilidade econômica, social, ambiental e técnica do aproveitamento do biogás produzido pelos aterros sanitários daqueles municípios e indicar como aproveitar os gases das áreas de disposição final de resíduos sólidos urbanos, os “lixões”. Essas áreas contribuem para o efeito estufa e impactam nas mudanças do clima. O trabalho também vai indicar formas de geração de empregos e de inclusão social, integrando os catadores de lixo. Com os estudos, as prefeituras poderão buscar financiamento nacional e internacional para implantar seus projetos de MDL.

    Os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo permitem a redução das emissões de gás de efeito estufa de maneira economicamente viável. A sua contribuição para o desenvolvimento sustentável é reconhecida por meio da emissão de créditos, que podem satisfazer sua própria meta ou serem vendidos no mercado de Comércio de Emissões. “Acho que estamos fazendo aqui um triplo esforço. O esforço da preservação do meio ambiente, o esforço da inclusão social e o esforço de fazermos com que o processo de utilização desses biocombustíveis possa de fato contribuir para a redução dos gases de efeito estufa”, disse a ministra Marina Silva, na solenidade de assinatura da portaria.

    Marina disse ainda que uma das metas do governo brasileiro é acabar com os lixões espalhados por todo o País e promover a inclusão social daqueles que hoje vivem da coleta de resíduos nessas áreas. “Com uma ação como essa, temos vários setores beneficiados: a sociedade em geral, que recebe o benefício do tratamento dos resíduos; as famílias que podem deixar de viver no lixo; a redução da emissão de poluentes na atmosfera e o fim da contaminação dos lençóis freáticos”, disse a ministra.

    — Keith R


    Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

    Subscribe to My Comments Feed

    Leave a Reply