Subscribe to My Feed





Tell a Friend




  • Polls

    How Is My Site? / ¿Cómo es mi sitio web?

    View Results

    Loading ... Loading ...
  • Recent Comments:


  • « | Home | »

    Nova Rede Brasileira de Pesquisa Sobre a Cadeia Produtiva do Biodiesel

    By Keith R | November 4, 2008

    Topics: Biofuels | No Comments »

          
    1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
    Loading...


    Desde o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq):

    Pesquisadores criam rede de pesquisa sobre a cadeia produtiva do biodiesel

    Biodiesel é um combustível obtido de misturas em diferentes proporções de diesel fóssil e alquilésteres de óleos vegetais ou gorduras animais, segundo a definição do Programa Brasileiro de Biodiesel. Este combustível, obtido com misturas nas proporções de 2 até 5%, como prevê o Ministério de Minas e Energia para o ano de 2010, poderá gerar 362 mil novos empregos e uma economia de U$ 380 milhões para o país.

    Com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenados pelo professor Jailson Bittencourt de Andrade, consolidaram uma rede de pesquisas que está viabilizando o uso inteligente do biodiesel puro e em misturas com etanol e diesel.

    A RECOMBIODIESEL, rede cooperativa de pesquisa em combustão e emissões de biodiesel e combustíveis alternativos, está avaliando o desempenho da combustão do biodiesel puro, de misturas diesel-biodiesel e de misturas aditivadas diesel-etanol hidratado, em motores de combustão interna, e estudando as curvas de potência, consumo e o desgaste de motores provocado pela queima desses combustíveis, além de desenvolverem sistemas de controle dos níveis de emissões de poluentes das misturas comparado-os com as emissões do diesel convencional.

    Segundo o pesquisador Jailson Andrade, a grande importância da rede é o desenvolvimento de projetos que gerem impactos significativos na viabilidade do uso de biodiesel por meio da interação de grupos acadêmicos e empresas, viabilizando também a implantação dos métodos e equipamentos desenvolvidos e a absorção de jovens doutores.

    A rede é formada pela UFBA, Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Salvador (UNIFACS). No restante do Nordeste, com a Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba. Na região Sudeste, conta com a participação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    “A consolidação da rede está permitindo uma ampliação significativa na interação entre os grupos de pesquisa das diferentes regiões do país, tanto grupos altamente consolidados, como emergentes e em consolidação”, completou o coordenador.

    Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

    Subscribe to My Comments Feed

    Leave a Reply