Subscribe to My Feed




Tell a Friend




  • Polls

    How Is My Site? / ¿Cómo es mi sitio web?

    View Results

    Loading ... Loading ...
  • Recent Comments:

  • « | Home | »

    LAC Meeting on Norm for Energy Management

    By Keith R | August 21, 2008

    Topics: Energy & the Environment, Energy Efficiency | No Comments »

          
    1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
    Loading...


    Synopsis in English: Last February (while The Temas Blog was on hiatus) the International Standards Organization (ISO) decided to create a new project committee (PC 242 – Energy Management) to develop a new ISO management standard — already designated ISO 50001 — on energy management. The standard will aim at a certifiable approach to increasing energy efficiency through “technical and management aspects” of rational energy use. It will be based on the continual improvement and Plan-Do-Check-Act approach utilized in ISO 9001 (quality management) and ISO 14001(environmental management) standards.

    Currently only four nations (Denmark, Ireland, Sweden, US) have such standards, Holland has a technical specification, and Brazil, China, South Africa, South Korea and Thailand are working on a norm, while the European technical standards bodies CEN and Cenelec are working on a uniform standard for the European Union.

    PC 242 is co-chaired by the American National Standards Institute (ANSI) and the Brazilian Standards Association (Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT). The other 19 committee members include Argentina.

    PC 242 is due to begin work on the standard in September. The hope is to have a draft norm ready in March 2009 and the final form ready for publishing by the end of 2010.

    To help prepare developing countries to participate fully in the process, the VIenna-based United Nations Industrial Development Organization (UNIDO), with help from the Renewable Energy and Energy Efficiency Partnership (REEEP), has been sponsoring regional meetings to both raise awareness of the draft norm and solicit input from local industry on their concerns and suggestions for the norm.

    The meeting for Latin America will be held next week (27-29 August) in São Paulo and will be hosted by ABNT and the Brazilian Association of the Machinery and Equipment Industries (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – Abimaq). Attendance is free for those who register on ABNT’s website. Brazil’s Energy Minister and representatives from the governments of Argentina, Chile, Colombia, Ecuador and Mexico are expected to attend. The express aim of the meeting is to solicit input from industry and energy management experts on what is the likely impact of the new ISO norm on industrial operations and energy efficiency policy in Latin America.

    _______________________

    Desde a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

    Por uma norma internacional de sistema de gestão de energia

    ABNT e Unido promovem evento em São Paulo para discutir a futura ISO 50001.

    A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, a Unido (United Nations Industrial Development Organization), promovem reunião nos dias 27 a 29 de agosto, em São Paulo, com a finalidade de reunir subsídios da América Latina para contribuir com a International Organization for Standardization (ISO) no processo de elaboração de uma norma de sistema de gestão de energia. A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) é co-realizadora do evento, que acontecerá em seu auditório, à Avenida Jabaquara, 2925, com a participação de especialistas de vários países. Os interessados têm acesso gratuito, mediante inscrição no site da ABNT.

    O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, foi convidado para participar da sessão plenária de abertura, junto com o presidente da ABNT, Pedro Buzatto Costa, e o chefe Regional da Unido (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), Alberto Di Liscia. Para as demais sessões durante os três dias estão previstas apresentações do diretor de Desenvolvimento e Informação da ABNT, Carlos Santos Amorim Junior; do chefe da Divisão de Energia Sustentável da Organização dos Estados Americanos (OEA), Mark Lambrides; de Robert Williams, chefe da Unidade de Eficiência de Energia da Unido; do diretor do Instituto de Prevenção de Poluição e do Instituto de Tecnologia de Rochester, Edwin Piñero; do diretor de Normalização da ABNT, Eugenio Guilherme Tolstoy De Simone, além de representantes dos governos da Argentina, do Chile, da Colômbia, do Equador e México.

    A ABNT, em parceria com o American National Standards Institute (ANSI), responde pelo secretariado do Comitê de Projeto da ISO (PC 242 – Gestão de Energia) criado em fevereiro deste ano com a responsabilidade de elaborar a norma internacional de sistema de gestão de energia, já identificada como ISO 50001. O novo comitê tem 21 países-membros, entre eles Argentina, China, Cingapura e África do Sul, além do Brasil. Tem ainda cinco países observadores, entre os quais estão Marrocos e Tailândia. A primeira reunião do ISO PC 242 está prevista para a segunda semana de setembro próximo. A minuta da nova norma deverá estar pronta em março de 2009 e a publicação é esperada para o final de 2010.

    Representantes de organismos de normalização, de agências governamentais de energia e da indústria, de associações do setor privado e peritos internacionais em sistemas de gestão da energia e eficiência energética industrial são o público-alvo da reunião regional, que tem quatro objetivos específicos. São eles: disseminar a norma de sistema de gestão de energia como um mecanismo eficaz para a conservação de energia e melhoria da a eficiência na indústria; apresentar o ISO PC 242 e oferecer aos grupos-chave de stakeholders a oportunidade de melhorar a informação do projeto; discutir experiências nacionais e internacionais na implementação de sistemas de gestão de energia na indústria e o papel fundamental da política e das parcerias; e, apresentar a Visão Geral da norma de gestão de energia na indústria, que a Unido levará aos países em vias de desenvolvimento e economias emergentes.

    Com esta iniciativa, espera-se, entre outros resultados, uma ampla compreensão dos benefícios do Sistema de Gestão de Energia na indústria e da importância do trabalho do ISO PC 242 e da participação da sociedade no processo de normalização. Há também a expectativa de que sejam discutidos os desafios da disseminação da futura norma na América do Sul e América Central, além de serem reunidos subsídios para a formulação da Visão Geral da Unido sobre a ISO 50001.

    Mobilização desde 2007 – Uma reunião de peritos em sistemas industriais e gestão de energia, realizada em março de 2007 com a participação de representantes de países em vias de desenvolvimento e de outros que já utilizam normas nacionais de gestão de energia, foi o ponto de partida da Unido para solicitar ao Secretariado Central da ISO que considerasse a elaboração de uma norma internacional sobre o assunto. Suas ações resultaram na criação do ISO PC 242.

    A Unido é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas que fornece serviços visando à promoção e ao suporte para o desenvolvimento industrial sustentável aos seus Estados-membros e clientes. Seu trabalho de cooperação técnica está focado em três prioridades temáticas: a redução da pobreza por meio de atividades produtivas; a construção da capacidade de comércio; e, energia e meio ambiente.

    Até março de 2007, apenas quatro países (Dinamarca, Suécia, Irlanda e Estados Unidos) tinham normas nacionais de gestão de energia. A China havia elaborado uma minuta de norma, a Holanda tinha uma especificação de gestão de energia e o Comitê Europeu para a Normalização (CEN) e o Comitê Europeu para a Normalização Eletrotécnica (Cenelec) haviam formado um grupo de trabalho para desenvolver uma norma comum para a União Européia. Até junho de 2008 outros países concluíram minutas de normas nacionais (Espanha, Tailândia, Coréia do Sul) ou iniciaram este processo (Brasil e África do Sul).

    Devido ao forte interesse internacional nesta área, em julho de 2007 a Unido reforçou a mobilização em apoio à elaboração de uma norma ISO sobre gestão de energia. A organização propõe-se a oferecer suporte para aumentar a conscientização e assegurar que sejam consideradas no processo de normalização da ISO as questões e as barreiras dos formadores de políticas de governo, indústria e outras partes interessadas que representam países em vias de desenvolvimento. Com este objetivo já foram realizados um workshop regional na Tailândia em setembro de 2007 e uma reunião internacional do grupo de trabalho, na China, em abril de 2008. A reunião ABNT – Unido é parte desta iniciativa.

    Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

    Subscribe to My Comments Feed

    Leave a Reply