Subscribe to My Feed




Tell a Friend




  • Polls

    How Is My Site? / ¿Cómo es mi sitio web?

    View Results

    Loading ... Loading ...
  • Recent Comments:

  • « | Home | »

    Parque Nacional do Iguaçu será o primeiro do mundo a receber o ISO 14001

    By Keith R | January 17, 2007

    Topics: Environmental Protection, Sustainable Tourism, Waste & Recycling, Water Issues | No Comments »

          
    1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
    Loading...


    Photo by Reinhard Jahn, MannheimSynopsis in English: Brazil’s Environment Ministry (MMA) says that Brazil is about to have the world’s first national park to receive the ISO 14001 environmental management certification. Iguaçu National Park, which includes the famous breathtaking waterfalls on the border with Argentina and Paraguay, is due to receive ISO 14001 certification in March. In order to receive certification, the park had to have all its aspects with sigificant environmental impacts — living quarters, administrative office, hotel and restaurant concessions, eco-tourism activities, etc. — undergo assessment by external auditors and then make adjustments suggested in areas such as waste management, fire prevention, water and energy conservation, noise emission reduction, etc. MMA also reports that a second Brazilian park, Serra dos Órgãos National Park in Rio de Janeiro state, is slated to receive ISO 14001 certification later this year (probably October).

    Desde o Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil:

    O Parque Nacional do Iguaçu está prestes de ser o primeiro parque do mundo a receber certificação de eficiência ambiental ISO14001. Resultado de convênio assinado em 2003, entre o Ministério do Meio Ambiente e o Sebrae-DF, a certificação comprova a implementação das normas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

    A previsão é de que o certificado seja concedido em março de 2007. Após um ano e meio de trabalho, a administração do parque está finalizando as recomendações feitas em visita prévia da auditoria externa. O parque abrange a área da tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Argentina, e a idéia é estimular esses países a adotarem e expandirem normas de qualidade para que outros parques melhorem e possam vir a ser certificados.

    De acordo com a ISO14001, para implementação do Sistema de Gestão Ambiental em Unidades de Conservação, primeiro são levantados as aspectos ambientais significativos que geram impactos, como moradias de funcionários, escolas-parque, sedes de administração e de concessionárias (hotel, restaurante, atividades de ecoturismo).

    Depois disso, são definidas ações e metas para mitigar seus efeitos, entre elas, procedimentos para prevenção de incêndio e redução do desperdício de água e energia, instalação de lixeiras para coleta seletiva de lixo, sinalização de trilhas e mirantes, alertas de não alimentar animais e cuidados para evitar seu atropelamento, redução de emissões de ruídos, instalação de postos de primeiros socorros, capacitação dos guias para procedimentos de emergência, entre outros.

    A capacitação da equipe do Ibama que atua no Parque Nacional do Iguaçu ocorreu em fevereiro de 2006. Os funcionários conheceram as normas do ISO14001 e a forma correta de aplicá-las. Uma equipe com chefia e colaboradores ficou responsável pela organização, planejamento e estudo da legislação e da política ambiental.

    O Ibama é responsável pela administração, pela fiscalização (das concessões, das pesquisas, do manejo) e pela educação ambiental feita na Unidade. O Ministério do Meio Ambiente e o Sebrae-DF contrataram os consultores para ministrar os cursos de capacitação e fazer acompanhamento dos procedimentos. A auditoria externa será realizada pela certificadora da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que observará se os procedimentos indicados foram cumpridos.

    Essa iniciativa desencadeou a certificação global do parque, feita pelas concessionárias que cuidam da visitação na área de uso público – 0,3% do parque. As concessionárias são o restaurante, o hotel, o passeio de helicóptero, as trilhas e as atividades de ecoturismo (escalada, rapel, passeios de barco, trem e bicicleta). Em 2005, O Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de um milhão de visitantes vindos de todo o mundo.

    A segunda unidade que receberá a certificação ISO será o Parque Nacional Serra dos Órgãos no Rio de Janeiro, nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Majé e Guapimirim. O treinamento dos auditores internos ocorre em fevereiro deste ano e a previsão é de que a certificação seja concluída em outubro de 2007. Após esses duas certificações, o Ministério do Meio Ambiente vai publicar mil exemplares com a descrição do Sistema de Gestão Ambiental e distribuí-los às unidades de conservação municipais, estaduais e federais.

    A certificação ISO 14001 garante o cumprimento de uma série de normas que destinadas a mitigar os impactos ambientais causados pela atividades humanas. A intenção é uniformizar, registrar e monitorar os procedimentos com rigor. Os requisitos são reavaliados anualmente.

    Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

    Subscribe to My Comments Feed

    Leave a Reply